terça-feira, 30 de novembro de 2010

Diabetes: a doença silenciosa nos cães


Cachorros acima do peso têm mais chances de desenvolver diabetes

SEU CACHORRO gordinho toma água sem parar, apresenta um início de formação de catarata e começou a perder peso rapidamente. É bom você ficar atento pois ele pode ter diabetes. Essa doença silenciosa, que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros, também tem crescido entre a população canina. Uma pesquisa realizada pela Applied Research and Knowledge (BARK) nos EUA, com base na ficha médica de 1,9 milhões de cães, afirma que a diabetes tende a afligir animais machos castrados com mais de 10 anos. Em números, o diabetes em cães entre 3 e 9 anos de idade foi de 0,3 %, já naqueles com 10 anos ou mais, a porcentagem chega a 1%.
A MÉDICA veterinária e fundadora do Hospital Veterinário Pet Care, Carla Alice Berl, conta que cães têm geralmente diabetes tipo 1, também conhecida como insulino dependente e que exige injeções diárias de insulina. Essa doença crônica assusta muitos donos pois o cuidado com o cão é para sempre e pode significar um aumento nos custos com o veterinário e medicamentos. “O cão precisará de um tratamento recomendado por um veterinário, geralmente com insulina, correção da dieta, controles periódicos e exercícios”, explica a veterinária.
COM O número crescente de cães com diabetes, há hoje no mercado algumas opções de rações especiais que prometem ajudar no controle da doença. Mas a comida caseira, com dieta recomendada por um especialista, também é uma opção viável e até mais econômica. Além disso, é preciso um cuidado extra com outras doenças que se apresentam com frequência ao longo da vida de um cachorro diabético, como cataratas, infecção urinária e uterina.
O QUE muita gente podem não se dar conta é que a diabetes pode ser consequência da má alimentação dada pelos próprios donos ao longo dos anos. “A obesidade pode ser causa de diabetes e dar doces para o animal diabético pode causar um grande problema”, avisa a veterinária.
LEIA também no CaninaBlog:

20 hábitos saudáveis - Seu filhote ficará muito feliz!





- Escovação diária dos pêlos

- Exercícios físicos (caminhadas, brincadeiras)

-Banho de sol (até as 10 h ou após as 16 horas), pelo menos 20 minutos. É
importante para pele, pêlos e ossos.

- Consulta com o veterinário a cada 6 meses, mesmo na ausência de sintomas ou problemas.

- Vermifugação e vacinações em dia

- Medidas de prevenção e profilaxia contra ectoparasitas

- Brincadeiras diárias, mas também ensine-o a se divertir sozinho

- Contato com outros animais (é muito importante para que ele se socialize)

- Biscoitos e snacks veterinários foram desenvolvidos especialmente para nossos bichos, e podem ser usados em muitos momentos para estimular os bons hábitos: adestramento, manejo sanitário, obediência, prêmio por bom comportamento, etc.

- Alimento completo, seco e balanceado de acordo com a idade e porte do seu animal de estimação.

- Entre 4 e 7 meses de idade, seu cãozinho irá trocar os dentinhos de leite por permanentes e, nessa fase, é comum que ele queira roer a casa inteira... Aproveite este momento para fornecer brinquedos de couro e mordedores. Desta forma você irá ajudá-lo a aliviar um pouco do desconforto causado pela sensibilidade gengival e também ensinará o que “pode ou não ser mastigado em casa”

- Escovação dental  deve ser cultivada desde filhote, como um bom hábito de saúde e prevenção para outros problemas, mas use sempre pastas veterinárias, pois as humanas podem causar gastrite e intoxicações.

- Petiscos e guloseimas sem procedência ou para humanos não são bem-vindos.

- Confinamento e isolamento exagerados estão fora de cogitação.

- Área de descanso aconchegante e segura, bem como fácil acesso à água e alimentos.

- Nunca, em hipótese alguma, pratique maus-tratos ou qualquer tipo de violência e nem permita isso.

- Contato com animais ou pessoas doentes deve ser evitado

- Remédios sem orientação profissional,  nem pensar!

- As fezes devem ser recolhidas durante o passeio

Como é fácil te amar.

Por mamãe...

Vc chegou num dia de quinta feira, sai do trabalho e fui te ver e te buscar na casa de seus pais cachorros, me apaixonei logo no primeiro momento em que te vi, eu, seu pai e seu tio-padrinho, logo olhamos com olhar de amor, carinho e admiração, te peguei no colo fiz carinho, dei vários cheiros, brinquei e tive a certeza que nascemos uma pro outro, foi e é tão fácil te amar, sinto como   se fosse igual a um bebê humano, tão pequeno, tão sabido e tão teimoso rsrs! Vc é assim, um pinguinho de cachorro, mais muito opinioso, quando quer uma coisa late até conseguir, como moramos em apartamento fica fácil, fácil vc conseguir tudo que quer, afinal não podemos incomodar os vizinho!
Hoje vc esta na clínica pra fazer a cirurgia do olho, confesso que te deixe lá com o coração na mão, mais sei que ta bem cuidado, fiz mil recomendações, mais nada é mais importante que sua recuperação e saúde.
Meu bb mamãe e papai te amam muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito, vc é o bb mais lindo desse mundo, vai ficar tudo bem e logo logo seu olho vai ta bom...





meu olhinho ainda ta dodoi, mais mamãe vai me levar ao médico hj pra marcar a cirurgia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cão-Guia

Eles também podem ser a luz dos nossos olhos.
Esses peludos especiais são os famosos Cães-Guia Para Cegos.


Os cães-guia desenvolvem um trabalho excepcional junto aos portadores de deficiência visual, eles proporcionam aos seus donos uma vida independente, sem maiores restrições.

Os primeiros registros de cães-guia se encontram pintados em um mural nas ruínas de Roman Herculaneum, atualmente cidade de Ercolano na província de Napoli na Itália. Existem também registros da Idade Média, entretanto a primeira tentativa de treinamento sistematizado de cães-guia aconteceu em 1780, no Hospital para cegos “Les Quinze-Vingts” em Paris.

Alguns anos depois em 1788, Josef Riesinger que morava em Viena treinou um Spitz para lhe acompanhar e, frequentemente, as pessoas acreditavam que ele não era cego.

Existem outros registros da idéia do cão-guia no ano de 1819 também em Viena; e na Suíça em 1918. Entretanto foi durante a Primeira Guerra Mundial que o médico alemão Gerhard Stallin teve a idéia de sistematizar o treinamento de cães-guia para acompanhar os soldados que haviam perdido a visão.


Atualmente, antes do treinamento específico para cão-guia, o peludo, que geralmente é um Golden Retriever ou um Labrador, passa o primeiro ano de sua vida em uma família voluntária (criadores de filhotes) que tem como responsabilidade socializá-lo e expô-lo a diversos tipos de estímulos de maneira que ele possa vivenciá-los de forma tranquila. Além disso, eles tem o compromisso de ensiná-lo os comandos básicos.

Depois de mais ou menos um ano, o cachorro volta à escola de cães-guia que fará uma avaliação das suas aptidões, como boa memória, capacidade de concentração por um longo período de tempo, inteligência e etc. Quando o peludo atende os requisitos, ele é encaminhado para o treinamento.

Se o cão não tiver as habilidades necessárias para este trabalho, ele é encaminhado para realizar outros tipos de tarefas como o rastreamento, ou é adotado por uma família (a preferência é pela familia que o criou).

Após o treinamento ele começa a trabalhar com o novo dono, que também deve ser treinado para compreender os movimentos e sinais que o cão lhe dá. Da mesma maneira, ele deve começar a reconhecer o seu dono como líder, e então obedecer os comandos dados por ele.
Quando eles se graduam na escola de cães-guia eles são capazes de trabalhar como uma equipe totamente sintonizada, compreendendo cada movimento de seu parceiro.

Depois de mais ou menos 9 anos de trabalho o cão se aposenta. Apesar de continuar muito esperto e inteligente, as limitações físicas da idade começam a aparecer, e então chega o momento do justo descanso.

Geralmente, quando ele se aposenta, passa a ocupar o lugar de animal de estimação, e seu dono recebe um novo cão-guia. Caso seu dono não possa permanecer com ele, a escola de cães-guia procura um novo lar para ele, já que existem vários candidatos na fila de espera para adoção desses cães especiais.

Com certeza eles são um ótima companhia para qualquer pessoa, e devem ser muito bem recompensados pelos anos de trabalho e absoluta dedicação.

No Brasil existem projetos de cães-guia sendo desenvolvidos em São Paulo pelo IRIS, em Santa Catarina pela Escola de Cães Guia Helen Keller , e em Brasília pela ONG Integra.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ainda to dodoi.

Eu ainda to dodoi, meu olho ainda não ficou bom porque eu sou muito danado e fico cocando ai sempre piora, minha mãe ta quase enlouquecendo porque o Vet falou que se não melhorar tenho que fazer uma cirurgia, ai na tentativa de melhorar colocaram um troço na minha cabeça que mamãe gostou bastante porque só assim eu fico quieto e não fico mordendo os pés e as mãos dela e do papai hehe!





                                                       muitos lambibeijos...


obs: to parecendo um ET! rsrs...

Mãe de bicho também é mãe.


"Um animal de estimação pronto para nascer perguntou a Deus:
"Dizem-me que estarei sendo enviado a Terra amanhã...
Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"

E Deus disse: "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.
Estará lhe esperando e tomará conta de você".

Animal: "Mas diga-me, aqui no Céu eu não faço nada a
não ser brincar e passear, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?".

Deus: "Seu anjo o levará para passear e brincará com você...
A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e o amará e será feliz".

Animal: "Como poderei entender quando falarem comigo,
se eu não conheço a língua que as pessoas falam?".

Deus: "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a entender".

Animal: "E o que farei quando eu quiser Te falar?".

Deus: "Seu anjo entenderá e irá rezar por vc".

Animal: "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?".

Deus: "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida".

Animal: "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais".

Deus: "Seu anjo estará lá, e um dia vc voltará até mim,
e Eu estarei sempre dentro de você".

Nesse momento havia muita paz no Céu,
mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. O animal, apressado, pediu suavemente:
"Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo".

E Deus respondeu: "O seu anjo se chamará... MÃE , pois MÃE de Animais também é Mãe!".
(Autor desconhecido)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

OLHE QUE ROUPINHAS LINDAS!!!












Dicas para diminuir com Latidos exagerados dos cães.

Os cachorros latem para poder se comunicar. Algumas vezes exageram, incomodando vizinhos e até mesmo a todos de casa. Uma dica infalível é borrifar discretamente água bem no focinho dele toda vez que estiver nesses exageros de latidos, assim irá se assustar com o movimento que foi realizado e com a água que o acertou. Com isso ele ficara treinado e atento a cada vez que latir.
Outra saída é colocar algumas moedas em uma latinha, e cada vez que começar com a histeria, chacoalhe fortemente a lata, sem que ele veja. O barulho vai incomoda-lo tanto que cada vez que latir, ele vai achar que irá acontecer novamente. Com isso a tendência de ficar latindo exageradamente irá diminuir cada vez mais.

Além da ração, que tipo de comida/alimentos eu posso dar para o meu filhote?




Os cães devem ser alimentados, basicamente, com ração industrializada, e adequada à fase de desenvolvimento do cão. Algumas marcas possuem formulações que, além da idade do filhote levam em conta seu tamanho quando adulto. Um dado muito importante a ressaltar, é que não se deve trocar com freqüência a marca da ração do filhote ou mesmo do cão adulto.
Além de ser uma forma muito mais prática de alimento, as rações contém tudo o que seu cachorro precisa. As rações de ‘primeira linha' dispensam, inclusive, os fortificantes e comprimidos de cálcio.
O que se pode dar, sem exageros, para os filhotes: petiscos próprios para cães, biscoitos caninos (tipo biscrock), frutas não cítricas, legumes. Tudo sem exagero para que o filhote não substitua a ração belas guloseimas. 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mantenha seu cachorrinho sempre feliz!

Os cães têm uma capacidade de trabalho enorme. Tanto física quanto mental. Nossos companheiros raramente têm tarefas, atividades a cumprir. Seria ótimo se eles nos ajudassem a varrer a casa ou até mesmo recolher as fezes da calçada. Mas é difícil treiná-los para estas tarefas e eles acabam recebendo tudo “de graça”: comida, carinho, atenção e abrigo.
Antigamente, quando os cães viviam em matilhas selvagens, eles precisavam caçar, se defender e se abrigar para sobreviver. Trabalhavam duro.
Atualmente, os cães sofrem de tédio. E quando entediados, podem se tornar destrutivos. As vezes, chegamos em casa e encontramos um sapato roído ou papel picado. É a maneira deles  “improvisarem” uma brincadeira, uma atividade.
Existem brinquedos interativos que estimulam e desafiam os cães. Podem ser bolas  extremamente duras com cavidades para rechearmos de petiscos (ou até mesmo o osso de canela bovina). O cachorro fica ocupado e entretido um tempão até conseguir tirar e comer o último pedacinho.
Também é interessante fazer um rodízio. Evite deixar uma caixa com todos os brinquedos disponíveis no chão. Guarde alguns e troque de vez em quando.
Outra maneira de dar atividade para os cães é ensiná-los comandos básicos (como: senta, dá a pata, deita, fica) e só oferecer alimento, carinho, atenção se eles obedecerem. Pode parecer estranho e desnecessário, mas melhora muito a vida deles. Nada como manter a mente e o corpo ocupados.
O mercado brasileiro oferece algumas opções de quebra-cabeças e brinquedos interativos nas pet shops e em alguns site de venda na inetrnet.



To dodoi

Oi pessoal, to passando aqui rapidinho apenas pra dizer que to dodoi do meu olho, minha mãe já me levou para o veterinário e ele receitou um monte de remédio, eu dou um pouco de trabalho para toma-los mais fazer o que ne? Assim que ficar melhor eu volto com mais detalhes...

                                           
                                                     muitas lambidas pra vcs!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Já é natal...

Ebaaaaaa vou ganhar presente do papai Noel hehehe!Pelo menos eu espero, já que mamãe anda falando que estou muito levado, que não to merecendo receber presentes, sei não mais acho que quando eu fizer minha cara de pidão ela e o papai vão se desmanchar e vão logo pedir a papai do céu para avisar ao papai Noel que eu estou me comportando bem...
Ah! Outro dia eles foram passear no shopping e viram por lá esses ursos das fotos, ai o papai foi logo tratando de tirar essas fotos para me mostrar e dizendo que achou eles muito parecidos comigo, ai eu fiquei pensando: que lugar legal, será que eles vão me levar pra conhece-los????









domingo, 21 de novembro de 2010

Ai que sono!!

Final de semana bate aquela preguiça...








Como tratar otite canina.


As infecções de ouvido nos cães são tão doloridas quanto infecções de ouvido nos humanos. Os sintomas que o cão apresenta são muito claras e incluem:
  1. A orelha infectada emite um forte odor.
  2. O cão demonstra dor a qualquer vez que a orelha é tocada ou se move.
  3. O cão sacode a cabeça mais do que o usual.
  4. O cão esfrega a orelha infectada excessivamente.
  5. Pode ser notada supuração amarela ou escura no ouvido
  6. A pele na orelha pode ser de um vermelho brilhante ou mesmo estar sangrando.
Qualquer cachorro com estes sintomas deve ser levado a um veterinário, onde um diagnóstico pode ser feito.
  1. O veterinário vai examinar o canal auditivo com um otoscópio.
  2. O veterinário vai retirar uma amostra de qualquer supuração, para exame citológico e cultura.
  3. Há três tipos de otites, e o seu diagnóstico requer um exame de cultura da supuração encontrada no interior do ouvido. Os tipos são:


    • infecção viral
    • infecção bacteriana
    • infecção fúngica


  • Depois de o veterinário examinar o cão, e tiver sido determinado que este tem uma otite e qual é o tipo da infecção, o tratamento pode começar. O tratamento para otites em cães inclui:
    1. Use uma loção de limpeza de ouvido para limpar o ouvido infectado. Nunca use água ou peróxido. Segure a orelha e despeje um pouco da solução de limpeza dentro do ouvido, preenchendo o canal auditivo. Massageie suavemente o canal para fazer os resíduos se soltarem. Pegue um pedaço de pano e esfregue o canal do ouvido o mais fundo que puder alcançar com o dedo. Repita o procedimento até que não saia mais cera nem resíduos no tecido.
    2. Talvez o veterinário precise anestesiar o cão e limpar o ouvido se ele estiver com muita dor, ou remover um carrapato ou corpo estranho.
    3. O veterinário pode prescrever algum antibiótico ou agente anti-fúngico para ser posto no ouvido, dependendo do tipo de infecção que foi encontrada.
    As otites caninas normalmente levam de 3 a 6 semanas para desaparecerem completamente com o tratamento, incluindo limpar o ouvido duas vezes diariamente. Se a doença não for tratada, pode levar a uma cirurgia devido a complicações  como uma infecção que penetra no tímpano, ou um canal auricular que ficou obstruído.

    Para prevenir otites caninas, o dono do cachorro deve:
    1. Limpar o ouvido do cão semanalmente.
    2. Limpar o ouvido do cão após cada mergulho.
    3. Remover cabelo de dentro da orelha do cão, se o cão tem muito deste crescendo dentro da orelha.
    As otites caninas em geral são causadas por:
    1. Água que fica dentro do ouvido depois um mergulho.
    2. Algum problema de tireóide do cão.
    3. O cão tem alergias.
    4. O cão tem parasitas.
    5. O cão pode ter um corpo estranho no ouvido
    6. O cão pode ter um tumor no ouvido.



  • DOE SANGUE E MEDULA ÓSSEA, VC PODE SALVAR UMA VIDA.



    Como cumprimentar um cão.

    De acordo recente artigo da dra Sophia Yin, veterinária especialista em comportamento animal, existem 2 regras importantíssimas para se cumprimentar um cão, que deviam ser passadas aos filhos junto com aquela “não fale com estranhos”:
    - Nunca acaricie um cão sem a permissão do dono
    - Sempre deixe que o cão faça o primeiro contato.
     
     
     
     
    www.drsophiayin.com

    Gralmente o que acontece é o contrário: as pessoas se aproximam de uma vez, com movimentos bruscos, falando sem parar. O cão pode se retrair, paralisar (  torcendo para que isso acabe logo) ; ou enviar sinais como latidos e rosnados. Logo ele vai entender que esses sinais afastam as pessoas, e o comportamento irá aumentar e piorar cada vez mais.
    “Mas é óbvio que meus gestos são amigáveis” , você pensa.” Como é que o cachorro não entende?” . Como a Dra Sophia sugere, coloque-se no lugar do cão. Imagine que você tem medo de aranhas. De repente, um amigo seu chega com uma aranha pendurada bem na sua cara.
    www.drsophiayin.com
    “Olha minha aranha! Calma, não precisa se assustar, está vendo a expressão amigável na face dela? Ela não faz mal!”
    Como você vai se sentir?
    Agora, imagine que a aranha está distante de você, em cima de uma mesa. Aos poucos você vai tomando coragem e ganhando confiança para se aproximar. De repente, quando você está quase lá, ela dá um pulo na sua direção. Você também vai dar um pulo para trás, e toda confiança terá ido embora.
    Muitas pessoas fazem isso com os cães; começam ganhando sua confiança, deixam que ele se aproxime, e de repente fazem um movimento brusco que os assusta. É importante deixar que o cão se acostume com os movimentos aos poucos, evite acariciar sua cabeça ou abraçá-lo pois ele pode se sentir preso . Mova-se devagar e lentamente, dando a ele a chance de se afastar caso ele sinta necessidade disso. Observe a linguagem corporal: se o cão está ansioso ou tenso, irá olhar para várias direções, ou desviar o olhar para longe, a ponta da língua fica saindo e voltando para a boca.Dê a ele espaço . Se as pupilas estão muito dilatadas ou muito pequenas, ele está rígido e completamente sem emoção , o cão está prestes a morder. Sempre dê ao cão espaço e tempo para se acostumar a você.
    Escrito por O pequeno Grande Cão – com informações e fotos daqui.

    Se seu cachorro fosse seu professor !!!

    Cachorro Professor
    Se um cachorro fosse o seu professor, você aprenderia coisas assim:
    • Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
    • Nunca perca uma oportunidade de ir passear.
    • Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
    • Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
    • Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
    • Corra, pule e brinque todos os dias.
    • Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
    • Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
    • Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.
    • Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
    • Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado…volte e faça as pazes novamente.
    • Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
    • Se alimente com gosto e entusiasmo.
    • Coma só o suficiente.
    • Seja leal.
    • Nunca pretenda ser o que você não é.
    • E o mais importante de tudo: quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio e mostre que você está ali para confortar.