quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LINFOMA EM CÃE E GATOS.

 Eu e o Theodoro estavamos navegando na net e vimos essa reportagem bem interessante, então resolvemos dividir com vcs, espero que gostem!


O linfoma ou linfossarcoma é um tumor maligno que ocorre quando há crescimento descontrolado de linfócitos (glóbulos brancos). Esta neoplasia é das mais comuns tanto em cães como em gatos, aparecendo tanto em machos como em fêmeas, geralmente entre os 5 e os 9 anos de idade.
Nos gatos há factores que podem predispor ao linfoma como o vírus da leucose felina (FeLV), as doenças intestinais crónicas e o convívio com fumadores.

Os glóbulos brancos estão presentes em vários órgãos e por isso este tumor pode ocorrer em diferentes localizações tendo diferentes designações:
- Forma multicêntrica quando afecta vários gânglios linfáticos superficiais, gânglios da cavidade abdominal , fígado, baço, rim…

- Forma alimentar se afectar o estômago ou intestinos

- Forma cutânea quando se apresenta na pele

- Forma mediastínica se afecta gânglios linfáticos do tórax

- Forma mesentérica quando há apenas alterações nos gânglios linfáticos da cavidade abdominal.

Nos cães é mais comum a forma multicêntrica e nos gatos formas intestinal e mediastínica ocorrem com maior frequência.


Os sintomas variam muito com a forma de linfoma podendo ser bastante inespecíficos:

- Perda de apetite

- Perda de peso

- Letargia

- Aumento do volume dos gânglios linfáticos

- Diarreia

- Vómitos

- Dificuldade respiratória

- Dificuldade em engolir os alimentos

- Aumento da sede

- Aumento da micção

- Anemia



O diagnóstico é feito por citologia ou biopsia dos gânglios afectados. No caso da citologia apenas se retiram algumas células do gânglio afectado picando-o com uma agulha. Quando a citologia não nos permite o diagnóstico é necessário realizar uma biópsia para retirar um pequeno fragmento o gânglio afectado que é depois analisado permitindo identificar de que tipo de linfoma se trata.
Para estadiar a doença, ou seja, para saber se está ou não muito avançada, são necessários mais exames como análises sanguíneas gerais (hemograma e bioquímicas), análise urinária, raio x, ecografia e por vezes também punção de medula óssea.


O tratamento do linfoma é feito com cirurgia no caso de se tratar de uma massa isolada ou quimioterapia, variando os protocolos de acordo com o tipo e estádio do linfoma e com a espécie do animal. Neste tipo de tumor o objectivo do tratamento não é a cura mas sim a remissão, ou seja, o desaparecimento de todos os sintomas durante o maior tempo possível.
Seja qual for o protocolo de quimioterapia utilizado haverá tendência para que o tumor se torne resistente ao mesmo. Por isso em certa fase do tratamento terá de ser usado um protocolo de resgate para tentar induzir uma nova remissão. Se o linfoma estiver num estádio já avançado ou existam já outras alterações como hipercalcémia há menores hipóteses de resposta ao tratamento.

Todos os protocolos de quimioterapia exigem a realização de análises de controlo ao longo do tratamento para avaliar a existência de efeitos secundários (anemias, alterações renais ou hepáticas, etc) e algumas horas de internamento para administração dos medicamentos.
Sem tratamento a maioria dos animais não sobrevive mais de 2 meses e a quimioterapia pode prolongar a vida do animal até cerca de 1 ano.

4 comentários:

Kippy Marrie disse...

He man e Theodoro amiguinhos queridos... Bom saber informações sobre nossa saúde e poder se previnir, igual os humanos fazem né?? Já que não sabemos falar, nossas mamis tem que ficar de olho nos sintomas e qualquer coisa que possa aparecer.
Mas com a graça do Papai do Céu, estaremos sempre BEM DE SAÚDE!!!
Nós somos muuuitoooo amados e queridos... O AMOR AJUDA NA CURA DE MUITAS COISAS, não é mesmo amiguinhos???

Gosto muito quando voces me visitam. É bom ter os amiguinhos por perto. A gente se sente querida.
OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAA...

Ah... Não queria falar nada, mas tenho que falar...
eu sinto muito pela "partida" da Manu... Com certeza ela está bem ao lado de outros petzinhos felizes e passeando e brincando sem dores e correndo e tendo tudo do melhor.... Sinto muito mesmo pela priminha de voces e aos seus titios também e a seus pais....

Pronto!!
Agora a vida segue e vamos falar de ALEGRIA!!!!
Vamos ser felizes e pensar em alegria e diversão a todos!
Nós merecemos...
Gosto muito de voces, viram??
Nunca esqueçam de mim.
Até mais amiguinhos queridos.
Fiquem com o Papai do Céu.
Aus 1000 e Beijos 1000 com carinho...

KIPPY & LILLY

Scully disse...

Auuumigos....

O "visu" do blog ficou muito legal.... e achamos super importante esse post de vcs... tivemos um amiguinho que virou estrelinha por isso....
É triste....
Beijocas
Scu

Mariana e toda a turminha... disse...

mt legal o post...eu fico d olho nas minhas meninas...bom final semana meus amiguinhos lindos!!lambeijos e miaus

Kippy Marrie disse...

Amiguinhos He man e Theodoro tudo bem???
Voces gostam de música? Mamis colocou em meu bloguinho a música que ela canta pra mim e eu AMOOOOOO... Por isso, se possível, gostaria de saber qual a música predileta de voces.
Ficarei feliz em ver voces lá e me contarem ou melhor... "cantarem"...
Tô esperando.
Ótimo final de semana.
Aus 1000 e Beijos 1000 com carinho...

KIPPY & LILLY