sábado, 26 de janeiro de 2013

Problema mental atinge 50% dos gatos com 15 anos.


Achamos essa matéria muito interessante e lembramos dos nossos amigos gatinhos

Hum, interessante!!

Doenças mentais associadas ao envelhecimento, incluindo Alzheimer, são mais comuns em gatos domésticos do que pensavam os cientistas. Segundo um estudo que será publicado no Journal of Small Animal Practice, mais da metade desses animais com 15 anos ou mais apresentam sinais de senilidade.

Segundo o site Discovery News, a descoberta confirma evidências de que a maioria dos mamíferos, se não todos, podem sofrer processos degenerativos relacionados com a idade, geralmente associados a pessoas. Segundo o estudo, um felino com 15 anos de idade pode ser comparado com um humano de 85 anos.
Outro recente trabalho mostrou que cerca de 50% dos octagenários mostram sinais de defeitos mentais ligados à velhice. No caso dos gatos, os sinais de senilidade vão de desorientação à mudança nos hábitos de sono, explicou Danielle Gunn-Moore, do Hospital Veterinário de Edinburgh, no Reino Unido, e uma das líderes do estudo.
Segundo ela, os felinos também podem miar de forma inapropriada, esquecerem comandos, ficarem distraídos, confusos e preguiçosos, além de apresentarem comportamentos irregulares em relação à comida. "Às vezes eles esquecem que acabaram de comer", explica Danielle.
De acordo com um estudo paralelo, desenvolvido pelo Hospital Veterinário do Arizona, pelo menos 28% dos gatos entre 11 e 14 anos desenvolvem, no mínimo, um comportamento relacionado com doenças cerebrais ligadas ao envelhecimento. Esta porcentagem sobe para perto de 50% quando são observados gatos com 15 anos ou mais.

Matéria retirada do site: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1831034-EI8145,00.html

6 comentários:

Rebecca Carolino disse...

Nossa, é triste e interessante saber disso... não sabia que os gatos poderiam ter Alzheimer, eu hein?

"As vezes esquecem que acabaram de comer". :((

Beijos! Tenham um final de semana maravilhoso!

He-Man Augusto e Theodoro Augusto. disse...

É verdade, gostamos muito da matéria, por isso achamos que era importante essa informação, bjs e bom fds tbm.

Magda disse...

Realmente, importantes informações. Foi novidade pra mim! Agora eu sei porque minhas amigas que possuem gatos, reclamam que os mesmos começaram a mostrar um comportamento estranho...
Bjos...Magda

Blog da Pink disse...

Que absurdo!!! Não é nada disso! É que eu prefiro comer aos poucos mas às vezes eu exagero e fico com fome logo depois de comer! Eu já vou fazer 14 anos e posso usar a minha escrava pra me dar ração quando eu quiser! Eu me acho bem jovem para a minha idade e muito lúcida, tem dias que eu fico meio maluquinha mesmo...mas não contem pra ninguém!
A mamãe curtiu muito o post e disse que eu ainda estou bem esperta mas tem dias que eu a enlouqueço!
Lambidas da Pink

Juliana Sousa disse...

Essa matéia foi bem interessante! Ótimas informações.
Nossa! Não sabia que gatos também podem ter Alzheimer!!! Que tirste...

Espero que meus pimpolhos nunca passem por situações como essas!

Beijos e maravilinda semana pra vocês!!!!

Rubi disse...

Super legal essa matéria He-man!

Boa semana beijinhos da Rubi!