domingo, 21 de novembro de 2010

Como cumprimentar um cão.

De acordo recente artigo da dra Sophia Yin, veterinária especialista em comportamento animal, existem 2 regras importantíssimas para se cumprimentar um cão, que deviam ser passadas aos filhos junto com aquela “não fale com estranhos”:
- Nunca acaricie um cão sem a permissão do dono
- Sempre deixe que o cão faça o primeiro contato.
 
 
 
 
www.drsophiayin.com

Gralmente o que acontece é o contrário: as pessoas se aproximam de uma vez, com movimentos bruscos, falando sem parar. O cão pode se retrair, paralisar (  torcendo para que isso acabe logo) ; ou enviar sinais como latidos e rosnados. Logo ele vai entender que esses sinais afastam as pessoas, e o comportamento irá aumentar e piorar cada vez mais.
“Mas é óbvio que meus gestos são amigáveis” , você pensa.” Como é que o cachorro não entende?” . Como a Dra Sophia sugere, coloque-se no lugar do cão. Imagine que você tem medo de aranhas. De repente, um amigo seu chega com uma aranha pendurada bem na sua cara.
www.drsophiayin.com
“Olha minha aranha! Calma, não precisa se assustar, está vendo a expressão amigável na face dela? Ela não faz mal!”
Como você vai se sentir?
Agora, imagine que a aranha está distante de você, em cima de uma mesa. Aos poucos você vai tomando coragem e ganhando confiança para se aproximar. De repente, quando você está quase lá, ela dá um pulo na sua direção. Você também vai dar um pulo para trás, e toda confiança terá ido embora.
Muitas pessoas fazem isso com os cães; começam ganhando sua confiança, deixam que ele se aproxime, e de repente fazem um movimento brusco que os assusta. É importante deixar que o cão se acostume com os movimentos aos poucos, evite acariciar sua cabeça ou abraçá-lo pois ele pode se sentir preso . Mova-se devagar e lentamente, dando a ele a chance de se afastar caso ele sinta necessidade disso. Observe a linguagem corporal: se o cão está ansioso ou tenso, irá olhar para várias direções, ou desviar o olhar para longe, a ponta da língua fica saindo e voltando para a boca.Dê a ele espaço . Se as pupilas estão muito dilatadas ou muito pequenas, ele está rígido e completamente sem emoção , o cão está prestes a morder. Sempre dê ao cão espaço e tempo para se acostumar a você.
Escrito por O pequeno Grande Cão – com informações e fotos daqui.

Nenhum comentário: