sexta-feira, 15 de março de 2013

Podem os cães utilizar pastas de dente de uso humano ???

Essa matéria realmente é muito boa e por isso queremos dividir com vocês.



Na realidade, como os cães não cospem a pas- ta de dentes após a escovação, acabam engolindo boa parte do volume utilizado, ou quase todo. As pastas de uso humano apresentam os seguintes componentes básicos: Agentes: de Polimento: Sílica, Carbonato de Cálcio, Espumante: Lauril Sulfato de Sódio, Umectante: Sorbitol, glicerina, Espessante: Carboxemetil Celulose, Goma Xanthana, Agentes terapêuticos, Flúor, etc. Destes estaremos analisando os principais:

**FLÚOR **
O flúor, além de excelente para prevenir cáries, está descrito na literatura como um agente de intoxicação aguda, podendo provocar sintomas de salivação acentuada, náuseas, dores abdominais, vômitos e diarréia. Em casos de intoxicação mais graves ocorrem astenia, espasmos de extremidades, queda de pressão arterial, fibrilação cardíaca, reflexos hiperativos, convulsões tônico clônicas e óbito por parada cardio-respiratória. Na pasta de dente é apresentado em concentrações entre 1000 e 1500 ppm, ou 1 a 1,5 miligramas de flúor por grama de pasta. Sabendo que a menor dose tóxica do flúor relatada é de 5 miligramas/quilo de peso vivo, no caso mais grave, um cãozinho de 1kg (um bem pequenininho) teria que comer na mesma hora cerca de 10 cm de pasta de dentes (5 gramas) para o início de um processo de intoxicação com o flúor ali contido, como o recomendado é até 0,5 cm de pasta na escova,

para o caso mais grave, nosso cãozinho de um quilo, a relação entre dose eficaz e dose tóxica inicial é de 20 vezes. Esta dose ( 0,5 cm) se aproximará apenas da dose tóxica de um cãozinho de 200 gramas. Para cães maiores, esta taxa de segurança será cada vez maior. A dose letal calculada é de cerca de 15 gramas de pasta por quilo de peso corporal, cerca de três vezes a dose tóxica.


**SABÃO**
Lauril sulfato de sódio: este é o sabão normalmente encontrado na pasta de dentes. Basicamente é o mesmo sabão utilizado nos xampus de uso doméstico. O sabão é irritante da mucosa gástrica, isto significa dizer que se comermos muita pasta de dentes poderemos fazer uma irritação da mucosa com ânsia e emese. Este quadro normalmente se dá de forma aguda, mas vale a pena lembrar este detalhe: se o animal começar a apresentar problemas gástricos verificar qual o creme dental é utilizado, e quanto, no entanto, ressalvo aqui que em quatro anos atuando na odontologia veterinária ainda não encontrei o primeiro caso de gastrite química por pasta de dentes, dada a pequena quantidade recomendada.

**AGENTES TERAPÊUTICOS**
Alguns componentes adicionados aos creme dentais básicos conferem ações específicas:
Bicarbonato de Sódio: Com a função de elevar o pH da boca, neutralizando o efeito dos ácidos produzidos a partir da fermentação dos açúcares ingeridos. Como os animais apresentam saliva mais alcalina que os humanos, seu uso em medicina veterinária é relevado a segundo plano. Tem também efeito de clareamento.
Pirofosfato de Sódio: Responsável pelo efeito anti-tártaro, é um removedor químico das placas. Não somente evita a fixação como também remove cálculo.
Gantrez: Um estabilizante, fornece ao produto um efeito de longa ação.
Triclosan: antimicrobiano - Inibe placa, cálculo e cáries pela redução da flora bacteriana.
Peróxido de Cálcio: Oxidante forte, do grupo da água oxigenada, é utilizado como auxiliar na limpeza e redutor da flora, apresentando efeito anti-tártaro.

<<>>
A conclusão de nossos estudos é que embora existam no mercado internacional pastas específicas para cães, podemos utilizar as de uso humano nas seguintes condições:

A dose usual de pasta de dentes por escovação é algo em torno a 0,5 cm ou seja, de 0,5 a 1 grama. Escovas de dentes: se não as específicas para cães, podemos utilizar as de uso pediátrico humano. Cremes Infantis: Os cremes de uso pediátrico humano, de baixa abrasividade e sabor chicletes, não são os mais recomendados para uso veterinário. O processo que na criança leva 10 anos, o cão realiza em seis meses. Outro fato é que o sabor do creme dental não incentivará a criança escovar os dentes de seus animais de estimação. 
Líquidos de higiene bucal fluorados: Não são recomendados para cães.

CREMES DENTAIS: VISÃO GERAL : Creme dentais básicos : Todos os creme dentais apresentam, por lei, uma taxa entre 1000 a 1500 ppm de flúor. Todos apresentam a mesmo efeito básico de limpeza e higienização oral.. Os denominados <<>> São os que contém Triclosan, formam o grupo dos cremes dentais mais completos hoje existentes no mercado mundial. Evitam as placas, formação dos cálculos e halitose.

<<>>:
Peróxidos, Pirofosfato: Existem animais que apresentam uma produção exacerbada de cálculos dentários. Para estes, e após um sério tratamento periodontal, a escovação com este grupo de pastas é bastante recomendado.

<<< ANTI-CÁRIE>>>>
Com carbonatos, elevam o pH evitando a ação ácida sobre os dentes. Recomendado àqueles, embora todas as orientações, que recebem açúcares em sua dieta (bolos, balas, docinhos, chicletes, etc..). Lembramos que cães e gatos apresentam já a saliva mais alcalina que os humanos, e que cáries não são grandes problemas na medicina veterinária, motivo pelo qual esta classe de pastas de dentes são de importância secundária para os cães.
Portanto, embora existam cremes dentais específico para cães, podemos utilizar também para esta espécie, os cremes dentais de uso humano, sendo os de <<>> os mais recomendados. O mais importante é que no mínimo anualmente, na ocasião do reforço vacinal, um bom exame dentário seja feito, garantindo a saúde bucal; e a higidez de nossos pacientes.

Dr. Canal, Ivo Hellmeister, MV
Médico veterinário/USP/83

Fonte: http://www.caododia.com.br/artigos/podem-os-caes-utilizar-pastas-de-dente-de-uso-humano-.php

10 comentários:

Magda disse...

Ótima postagem!
Eu escovo os dentinhos da minha com a escova sem pasta mesmo, só vou molhando várias vezes...A vet fica admirada como os dentinhos da Vicky são branquinhos sem nenhuma mancha...
Beijinhos pra vocês!

Mi Pivetta disse...

Nossa... sabia que não podia, mas dá até medo com essa postagem...kkkkkkk.
Hum... sempre falei isto para minha mãe mas ela continua escovando os dentes da Cherrie com pasta infantil...
Sempre escovo das minhas com pasta apropriada, tenho que comprar uma essa semana, beijinhos e tenha um ótimo final de semana!
Ah, tem vídeo novo no blog.

eva disse...

muito bom saber mais um pouco sobre os cuidados com nossos pets.
beijos e bom fim de semana.

Blog da Pink disse...

O Barum e a Luna já fizeram remoção de tártaro e ficaram com os dentinhos limpinhos mas depois de um tempo voltou um pouco. O Barum é ótimo, ele adora tudo e é muito fácil escovar os dentinhos dele. Comprei uma pasta para animais que é tão gostosa (mas cara) que a Pink até lambe! Só passo nos dentes dela porque ela tem insuficiência renal e acaba alterando a gengiva que fica cheia de placas de tártaro. A Luna fica muito brava e nem tento com ela...
Beijos
Laís

lucas disse...

Muito importante a matéria,dessa eu não sabia,continue assim informativo!

Rebecca Carolino disse...

Desculpa a demora! Aqui eu levo Cindy para fazer tratamento de tártaro no pet shop, acho que fica melhor do que fazer em casa... Muito bom e importante esse post!

Beijos! Ótima semana!

Anônimo disse...

[p]This ambit received its afflatus anatomy the accepted iconic infant alleged Barbie . It works well for you and it is really fine to have nice personality with the help of pandora jewelry stores and it is really very good for you . You may currently be common with the Thomas Sabo charm club collection introduced in 2006 the silver allure club's reputation carries on to disperse throughout the world . we spent another 3 months, . Thomas sabo is actually a one matter produce a distinction material, mutually with the clasp you plenty far more . 1984, being a trend gold diamond jewelry fans, thomas sabo sale self-reliance, and also created his or her own diamond jewelry business, headquartered inside the historical past with the Bavarian community regarding Lauf a great der Pegnitz, and also beneath their particular identify . It is not very typically that you'll discover somebody with the same attraction as you folks there [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]tiffany jewellery[/url] are so many distinct variations catered for so many that folks tend to decide for diverse charms . This piercing bracelets selections [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]tiffany bracelet uk
[/url] unique water pearls . So, no matter which style your lover likes, you can easily find what you need.[/p][p]Men and women are in adulation with all the absolute and avant-garde styles of [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]tiffany bracelet uk sale[/url] jewellery . You are going to sense [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]Tiffany Bracelet[/url] different while appearing competent to use a fresh new look as soon as you want it . You can discover [url=http://www.saletiffanysetsonline.co.uk]tiffany pendant[/url] current trends by following celebrities and seeing what people around you are wearing . Whether [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]cheap Tiffany Bracelet[/url] it's a stunning piece of Ti Sento Jewellery or a pair of Guess Sunglasses for the Ski Season - Just enter the code MYJANSALE62 at the checkout for an extra 15% off . blog-Tropics-1 . If it doesn隆炉t look like the item in the picture it隆炉s most likely to be a fake . Although people like to purchase these currently created, you might want to consider making your personal . On fashion jewelry market, these cheap bracelets come in various materials, colors, sizes and designs.[/p]

[url=http://www.blogger.com/comment.g?blogID=13874973&postID=6107061260971741332&page=1&token=1363658084801&isPopup=true]we sale cheap jewellery online 0e[/url]
[url=http://vociglobali.it/2012/10/21/lavoro-minorile-in-africa-le-curiosita-di-una-bambina-italiana/]They sale discount handbags online 1n[/url]
[url=http://www.masterworksfineart.com/inventory/3618?view-art]we sale cheap jewellery online 8s[/url]
[url=http://dealseekingmom.com/ask-dsm-readers-how-do-you-save-money-at-disney-world/?replytocom=278263]They sale cheap jewellery online 2a[/url]
[url=http://robotikstudenter.com/forum1/2-svammel/44691-achat-bayer-asa-aspirin-nia-fievre-douleurs-cephalees-prevention-de-crises-cardiaques-inflammation?limit=6&start=1710]They sale discount jewellery online 3n[/url]

Rosa Carioca disse...

Ótima postagem!

Juliana Sousa disse...

~Que postagem ótima amiguinhos!!!
A mel não gosta muito de escovar os dentes, nem os gatos! hahaha
Mas sempre uso (na verdade tento! kkk) pasta e escova apropriada pra eles!

Super beijoos e lindo fim de semana meus amores!!!!

Juliana Sousa disse...

Tem prêmio pra você lá no blog tá?!

Beijos *-*